Acessar
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

SCR - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO

 

1 - FINALIDADE E O USO DAS INFORMAÇÕES DO SCR:

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) é um instrumento de registro e consulta às informações sobre o montante das operações de crédito e responsabilidades por garantias contraídas de pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no país. O SCR permite, observadas as regras do sigilo bancário, a troca de informações entre os integrantes do Sistema Financeiro Nacional.

 

O principal objetivo do SCR é prover o Banco Central do Brasil de informações precisas e sistemáticas sobre operações de crédito contratadas pelas instituições financeiras com o propósito de proteger os recursos depositados pelos cidadãos nestas mesmas instituições financeiras

 

2 - FORMA DE CONSULTA ÁS INFORMAÇÕES DO SCR E CONDIÇÕES DE DEPENDÊNCIA  DE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO CLIENTE:

As informações constantes no SCR podem ser acessadas somente pelas áreas especializadas do Banco Central do Brasil, bem como, pelas pessoas físicas e jurídicas que tenham dados incluídos no SCR, sendo que, neste caso, será necessária a apresentação de documentação exigida pelo próprio Banco Central do Brasil conforme orientação contida no Manual do Cidadão. Por sua vez, as informações também podem ser acessadas pelas instituições financeiras que participem do sistema, desde que possuam autorização específica do cliente para tanto, para avaliar a capacidade de pagamento dos clientes, e, desta forma, cobrar taxas de juros menores nas operações que oferecem menor risco de crédito.

 

3 - PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA CORREÇÃO, EXCLUSÃO E PARA REGISTRO DE MEDIDAS JUDICIAIS E DE MANIFESTAÇÃO DE DISCORDÂNCIA QUANTO ÁS INFORMAÇÕES DO SCR:

Cabe somente à instituição financeira responsável pela inclusão da informação no SCR adotar os procedimentos cabíveis para alterá-la ou excluí-la. Assim, no caso de o cliente verificar a inexatidão de qualquer dado a seu respeito, poderá solicitar a retificação à instituição financeira responsável pela informação, sendo que, na hipótese de não haver entendimento entre as partes, o cliente poderá questionar a inscrição no âmbito judicial.

 

Neste sentido, o Banco Semear coloca à sua disposição de seus clientes, canais de atendimentos específicos às suas demandas.
 

Mais esclarecimentos acerca do SCR podem ser obtidos no sítio de Internet do Banco Central do Brasil ou pelo DDG: 0800.979.2345.