Política de Privacidade

A proteção de seus dados e sua privacidade são muito importantes para o SEMEAR

Ao navegar no site, solicitar ou contratar os produtos e serviços disponibilizados, você manifesta estar ciente desta Política de Privacidade, que descreve de forma transparente e com linguagem simples, como suas informações são coletadas, armazenadas, utilizadas e compartilhadas.

Nosso DPO (Oficial de Proteção de Dados), Vinícius Cangussu Barbosa, foi nomeado para cuidar de todos os processos, garantindo a sua total privacidade e segurança.

Contato: dpo@bancosemear.com.br e em caso de dúvidas, é só nos procurar em nossos canais de atendimento.

1. Introdução

A presente Política de Privacidade (Política) destina-se a regular o acesso ao conteúdo do site, internet banking, aplicativo mobile ou qualquer outro meio de atendimento (Canais Digitais) desenvolvido e/ou provido pelo Banco SEMEAR S.A., instituição financeira devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o número 00.795.423/0001-45 (Banco SEMEAR).

2. Objetivo

Nossa Política foi criada com o objetivo de reiterar o compromisso do Banco SEMEAR com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento das informações coletadas dos usuários de nossos canais digitais. Ela está disponível para a leitura, a qualquer momento, em nossos Canais Digitais. Por meio desta Política, o usuário está ciente da coleta, armazenamento, processamento e uso de suas informações nos termos ora descritos. O tratamento dessas informações pelo Banco SEMEAR é fundamental para garantir a segurança e a qualidade das operações que são feitas pelos nossos Canais Digitais.

3. Referência

Esta política se referência na Lei Lei nº 13.709/2018 ou LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

4. Coleta e Tratamentos

O Banco SEMEAR reúne as informações de usuários da seguinte forma: Informações fornecidas pelo próprio usuário ao interagir, contratar ou utilizar quaisquer produtos e serviços ofertados nos Canais Digitais (nome, CPF e RG, “selfie”, endereço, e-mail, dados profissionais e de renda).

O usuário reconhece ser o único responsável pela veracidade das informações por ele fornecidas ao Banco SEMEAR quando da realização de seu cadastro e posterior utilização dos Canais Digitais.

O usuário compreende que o Banco SEMEAR poderá, a seu critério, proceder com as pesquisas e buscas necessárias para apurar a veracidade das informações prestadas, bem como a existência de dados incorretos, inverídicos ou desatualizados. O Banco SEMEAR poderá, ainda, solicitar informações e/ou documentos adicionais para a conferência das informações cadastrais fornecidas pelo usuário.

Informações coletadas pelo Banco SEMEAR a partir das atividades do usuário nos Canais Digitais (por exemplo, movimentações financeiras, operações de débito, seguro, crédito, pagamentos, investimentos, especificações do dispositivo utilizado, como sistema operacional e modelo do aparelho, geolocalização, tempo médio de acesso, data, endereço IP).

Os dados obtidos pelo Banco SEMEAR por meio dos dispositivos do usuário visam aumentar a segurança das transações realizadas, através da apuração, em tempo real, de movimentações não usuais de cada usuário.

Informações fornecidas por terceiros, como bureaus de informação, para validar dados informados pelo usuário, e dados estatísticos de comportamento do usuário nos Canais Digitais, fornecidos por sistemas de análise de dados.

A coleta e o tratamento de informações e dados pessoais do usuário pelo Banco Semear limitam-se ao necessário para:
a. Verificar e validar a sua identidade, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
b. Verificar e validar a sua identidade, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
c. Atender às obrigações regulatórias impostas pelo Banco Central do Brasil;
d. Viabilizar ofertas e prover os serviços contratados de forma eficiente e segura;
e. Desenvolver, manter e aperfeiçoar novos recursos e funcionalidades dos produtos ofertados;
f. Usar como prova legal em eventuais ações judiciais, administrativas e/ou arbitrais e cumprir ordem judicial, de autoridade administrativa e/ou de juiz arbitral.

5. Acesso as informações

O acesso às informações armazenadas pelo Banco SEMEAR é restrito aos profissionais autorizados e qualificados para tanto, nos limites de sua necessidade para desempenhar suas funções.

6. O Compartilhamento

O usuário compreende que o Banco SEMEAR poderá compartilhar algumas de suas informações e dados pessoais, como nome, número de CPF, imagem (selfie), especificações do dispositivo utilizado, como sistema operacional e modelo do aparelho, geolocalização, tempo médio de acesso, data e endereço IP com empresas terceiras prestadoras de serviços e com empresas do mesmo grupo econômico, para:
a. Prestar os serviços contratados (identificação e autenticação, fornecimento de avaliação de fraude através de biometria e reconhecimento facial, prova de vida);
b. Proteger as operações de crédito e prevenir fraudes (através da criação de scores de fraude, por exemplo);
c. Viabilizar ofertas e serviços;
d. Desenvolver, manter e aperfeiçoar novos recursos e funcionalidades dos serviços e sistemas dos prestadores de serviço terceirizados parceiros do Banco SEMEAR. O Banco SEMEAR destaca que, nos casos em que o compartilhamento de informações e dados pessoais de usuários com empresas terceiras se faça necessário, será assinado acordo de confidencialidade com a mesma para garantir o sigilo das informações compartilhadas e as obrigações legais e limites do tratamento dos dados pessoais.

• PROTEÇÃO O Banco SEMEAR preza pela segurança das informações que lhe são confiadas, e se compromete a adotar todas as medidas técnicas e administrativas necessárias para a sua proteção, tais como: emprego de softwares de alta tecnologia para impedir acessos não autorizados a nossos sistemas; utilização de métodos de criptografia e anonimização dos dados coletados; adoção de mecanismos de autenticação de acesso aos registros capazes de individualizar o responsável pelo tratamento de dados; limitação de acesso aos locais de armazenamento de dados; dentre outros. Conforme sua Política de Segurança Cibernética e da Informação.

• ATENDIMENTO O usuário poderá também, através dos canais de atendimento do Banco SEMEAR, exercer os demais direitos que lhe são garantidos pela Lei 13.709/2018, como obter informações acerca da existência de tratamento de dados pessoais pelo Banco Semear; solicitar a sua correção, caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados; solicitar a sua portabilidade, anonimização, bloqueio ou eliminação; dentre outros.
Caso não deseje mais ter os seus dados pessoais tratados pelo Banco SEMEAR, o usuário poderá, a qualquer momento e sem qualquer ônus, solicitar a exclusão dos mesmos por meio dos canais de comunicação do banco. Desde que não conflite com outras legislações ou regulamentações que o Bancos SEMEAR está sujeito.

Ao solicitar o encerramento do tratamento de seus dados pessoais pelo Banco SEMEAR, porém, o usuário está ciente de que alguns deles não poderão ser excluídos de pronto, pois a sua preservação depende do prazo estipulado pela legislação vigente e, principalmente, da necessidade de observância às regulamentações instituídas pelo Banco Central do Brasil ou setor financeiro. Além disso, a solicitação do titular para exclusão de algum dado pessoal de nossas bases poderá reduzir a qualidade ou inviabilizar os serviços prestados.

O Banco SEMEAR excluirá as informações armazenadas de usuários quando a finalidade para a qual a informação coletada for alcançada, ou quando os dados deixarem de ser necessários para alcançar esta finalidade. Também haverá a exclusão quando da revogação do consentimento pelo usuário, nas hipóteses em que este se fizer necessário; e mediante determinação da autoridade competente para tanto. A presente Política de Privacidade está sujeita a eventuais alterações, a qualquer tempo e a critério do Banco SEMEAR, cabendo ao usuário examinar e se inteirar das novas condições que eventualmente sejam propostas. A versão atual da nossa Política estará sempre disponível para a leitura em nossos Canais Digitais.