
Processos seguros, responsáveis e transparentes
A Governança Corporativa no Banco Semear faz parte de um conjunto de práticas e processos organizacionais, sendo componentes de sua estrutura organizacional a Assembleia Geral, o Conselho de Administração, a Diretoria Executiva, as Auditorias Externa e Interna, a Ouvidoria, os Departamentos de Controles Internos e Riscos, Compliance e PLD, além de Comitês específicos que auxiliam na manutenção de um ambiente robusto de controle operacional e regulatório.
A Instituição possui, ainda, regimentos internos como orientadores das suas ações e condutas, estando, estes documentos em harmonia com os normativos vigentes e alinhados às melhores práticas de mercado, o que contribui para o fortalecimento do processo decisório e da dinâmica administrativa e operacional no Banco Semear.

Canal de Ética
Aqui, você é prioridade!
Tão importante quanto SEMEAR os valores do Banco, é valorizar quem faz ele existir. Para nós, transparência, seriedade, respeito e compromentimento estão no centro de tudo. Nosso Código de Ética e Conduta Profissional reforça o nosso compromisso com todos os públicos do SEMEAR.
Canal de Ética e Conformidade
Pautamos na ética como orientação primordial para todas as nossas relações. Por isso, a informação transparente e o cuidado com a conduta ética de nossos colaboradores, parceiros, terceiros e clientes são sempre valorizadas.
O comportamento ético é dever de todos e qualquer indício de ilicitude ou violação comprovada aos princípios que infrinjam as diretrizes do Código de Ética e Conduta Profissional do Banco SEMEAR S.A deve ser comunicada, seja de forma anônima ou identificada, por meio deste Canal de Ética e Conformidade.
Também a partir desse canal daremos apoio, acolhimento e suporte, por meio de equipe devidamente orientada para esse fim, para as pessoas vinculadas ao Banco que se sentem ameaçadas ou que foram vítimas de violência doméstica e familiar, assegurada a confidencialidade. O nosso Canal de Ética e Conformidade permite o anonimato do denunciante. As informações registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando o sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pelo Comitê de Ética do Banco Semear S.A, sem conflitos de interesses.
Além de ter a identidade preservada, bem como toda a condução do caso ser tratada com sigilo, nós não admitimos que o denunciante de boa-fé sofra qualquer tipo de retaliação. Atenção: Dúvidas, sugestões, reclamações e cancelamento de contratos relacionados a produtos e serviços fornecidos pelo Banco SEMEAR S.A. devem ser enviados para os nossos canais de atendimento, através do Fale Conosco e/ou da Central de Relacionamento no número 0800 702 6700.
Compliance - Integridade
O Programa de Integridade é um importante mecanismo de prevenção, inclusive de punição a colaboradores e dirigentes (ou terceiros) no âmbito de pessoa jurídica, pelo cometimento, especialmente, de atos fraudulentos ou de corrupção em face da administração pública.
É um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com o objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
Acesse aqui o nosso Código de Ética e Conduta
Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo
Nascemos em Minas Gerais com a missão de inspirar o uso consciente de soluções financeiras.
As instituições financeiras desempenham um papel fundamental na prevenção e no combate a atos ilícitos, especialmente à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.
A lavagem de dinheiro consiste na ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. Em outras palavras, lavar dinheiro é transformar um recurso de origem ilícita em um recurso com aparência lícita ou legal.
O grande desafio está em monitorar, identificar e reprimir operações cada vez mais sofisticadas, que procuram ocultar ou dissimular a natureza, a autoria, a origem, a localização, a disposição, a propriedade e/ou a movimentação de bens e valores provenientes de atividades ilegais.
Para enfrentar esse desafio, desenvolvemos uma Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT) com o objetivo de prevenir e mitigar nosso envolvimento com atos ilícitos, além de proteger nossa reputação e imagem perante:
Colaboradores
Clientes
Parceiros estratégicos
Fornecedores
Prestadores de serviços
Órgãos reguladores
Sociedade em geral
Nossa estrutura de governança corporativa é orientada pela transparência, pelo rigoroso cumprimento de normas e regulamentos e pela cooperação com autoridades policiais e judiciárias.
Além disso, buscamos o alinhamento contínuo com as melhores práticas nacionais e internacionais, investindo em capacitação permanente de nossos colaboradores.
Sustentabilidade
Atuamos de forma transparente e focada em um crescimento sustentável e perene. Periodicamente, os nossos processos são revisados a fim de promover melhorias no desenvolvimento sustentável.
Confira a nossa Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC)
Acesse aqui:
Gerenciamento de Riscos
Faz parte da nossa missão entregar melhor do que o esperado, com o foco do cliente, dessa forma a estrutura de gerenciamento integrado de riscos fortalece a governança corporativa do Banco. Garantindo a segurança de nossos colaboradores, a sustentabilidade dos negócios, a proteção do patrimônio, da imagem e reputação da marca.
Estamos alinhado as normas de gerenciamento de riscos integrada, possuindo metodologias aderentes à complexidade das operações da instituição.
Acesse aqui:
- 12/2024 – Relatório Gestão Integrada de Riscos – Pilar III
- 06/2024 – Relatório Gestão Integrada de Riscos – Pilar III
- 12/2023 – Relatório Gestão Integrada de Riscos – Pilar III
- 06/2023 – Relatório Gestão Integrada de Riscos – Pilar III
- 2022 – Relatório Gestão Integrada de Riscos – Pilar III
- 2021 – Relatório Gestão Integrada de Riscos – Pilar III
- 2020 – Relatório de Gerenciamento de Riscos – Pilar III
- 2019 – Relatório de Gerenciamento de Riscos
Controles Internos
A execução de controles adequados e confiáveis é uma responsabilidade de todos os nossos colaboradores. Alinhados as três linhas de defesa, procuramos apoiar todas as áreas quanto à realização dos trabalhos de forma a mitigar os riscos existentes. As premissas internas são definidas e aprovadas pelo Conselho de Administração e difundidas por meio dos instrumentos normativos.
Auditoria Interna
Os procedimentos de Auditoria Interna serão executados com total independência e transparência, de acordo com o planejamento previamente aprovado pelo Conselho de Administração.
Os trabalhos podem sofrer ajustes em função da complexidade dos processos, da disponibilidade das informações solicitadas para execução dos testes de auditoria, novos negócios, processos, procedimentos e de demandas específicas requeridas pela Instituição.
Vedamos qualquer ação que possa comprometer a independência da auditoria.