O Relatório de Empréstimos e Financiamentos mostra suas dívidas com bancos e financeiras. Nele é possível encontrar dados como: o saldo devedor, o tipo de operação de crédito, se a dívida está em dia ou em atraso e outros dados. As informações que aparecem no relatório são registradas pela instituição financeira em que você contratou o serviço.

 

Abaixo você pode encontrar uma série de informações sobre o SCR para que não fique nenhuma dúvida!

Perguntas frequentes
Qual é a sua dúvida?

Qual a finalidade do SCR?

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) serve principalmente para você, mas também para a Instituição Financeira. Funciona como uma consulta e controle para:

  • avaliar se você está muito endividado e se deve ou não contratar mais uma operação de crédito;
  • conferir se existe dívida que você não contratou;
  • conhecer melhor suas dívidas para tentar renegociar ou transferir para outro banco.

Como consulto o SCR?

As informações podem ser consultadas em seu Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) no sistema Registrato, usando conta gov.br ou seu login registrato.

Para acessar o sistema, clique aqui!

Atenção! Novos cadastros e reabilitação de senhas no Registrato estão suspensos, mas se você já possui login Registrato, poderá acessar o sistema. Você também pode acessá-lo com a Conta Gov.br. A partir de 1º de fevereiro de 2023, o acesso ao sistema Registrato será feito exclusivamente pela Conta Gov.br (nível prata ou ouro). Dessa forma, os cidadãos já podem se preparar fazendo seus cadastros para acessá-la.

Como o relatório é atualizado e corrigido?

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) não é atualizado imediatamente após o pagamento da dívida, pois os dados são enviados pelos bancos uma única vez por mês. É possível ver que a dívida foi paga quando você consultar o relatório no mês seguinte ao pagamento, por volta do dia 20, mas o sistema não limpa o histórico e a dívida continua aparecendo nas datas em que ficou atrasada.

Se precisar comprovar o pagamento antes de o relatório ser atualizado, peça o comprovante de quitação ao banco.

Quais dívidas aparecem no SRC?

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) apresenta as seguintes dívidas, em dia ou em atraso, com bancos e financeiras:

  • empréstimos e financiamentos;
  • adiantamentos;
  • operações de arrendamento mercantil (leasing);
  • operações com cartão de crédito que envolvam empréstimo ou financiamento, como saque em caixa eletrônico, pagamento menor que o total da fatura e pagamento parcelado na loja;
  • coobrigações e garantias prestadas;
  • outras operações com risco de crédito.

 

O relatório ainda pode informar limites pré-aprovados pela instituição, mas que você ainda não utilizou, como cheque especial, cartão de crédito, capital de giro e conta garantida ou saldo de crédito a liberar.

O SCR é um cadastro restritivo?

Não. Enquanto os cadastros restritivos (negativos) contêm apenas informações sobre valores de dívidas vencidas (em atraso), o relatório também contém valores de dívidas a vencer (em dia). Além disso, diferentemente do que ocorre nos cadastros de inadimplentes, as informações dos clientes somente podem ser consultadas no SCR mediante autorização.

O relatório possibilita aos bancos e demais instituições financeiras avaliar a capacidade de pagamento do cliente, além de mostrar a pontualidade no pagamento.

As instituições financeiras podem acessar minhas informações sem a minha autorização?

Não, as consultas só podem ser realizadas mediante autorização do cliente, sendo que a instituição autorizada, poderá consultar somente as informações consolidadas relativas aos últimos 24 meses, enquanto o cliente poderá consultar os dados detalhados dos últimos 60 meses.

 

Vale destacar que as instituições financeiras têm acesso apenas ao valor total (agregado) dos empréstimos, separado por faixa de vencimento. Apenas o próprio cliente tem acesso ao valor devido em cada instituição financeira, mediante consulta ao Registrato.

Por que os bancos consultam suas dívidas?

Quando você está negociando um empréstimo ou financiamento, o banco avalia seu perfil de risco antes de liberar o crédito. Para isso, ele pode consultar informações em várias bases de dados, incluindo as dos últimos 24 meses no Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central.

O banco consegue visualizar somente o tipo de operação, o valor e se a dívida está em dia ou em atraso, mas não enxerga com qual instituição financeira ela foi contratada.

Meus dados estão errados no SCR. Como corrijo?

Para corrigir alguma informação que você não concorda ou não reconhece no seu Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), no sistema Registrato, procure a instituição financeira responsável pelo serviço financeiro em questão.

Dívida com o banco que você não conhece?

A sua operação pode ter sido vendida ou cedida para outro banco, que passará a ser o credor e responsável por informar as suas operações ao Banco Central. No caso de dívida de cartão de crédito, a instituição que aparecerá no Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) é o banco e não a administradora de cartão.

Outra possibilidade é a de que alguém tenha feito uma dívida em seu nome sem sua autorização. Peça informações ao banco que aparece como credor no relatório e, se realmente se tratar de fraude, procure a polícia.

Qual o período de consulta de dívidas em atraso?

O prazo de 5 anos, previsto no Código de Defesa do Consumidor, é o máximo em que uma informação de caráter restritivo, como uma dívida não paga, pode estar disponível em cadastros. Assim, quando uma dívida completa 5 anos em atraso, o banco marca aquela operação no sistema com um símbolo especial, deixando de aparecer no relatório. Porém, vale ressaltar que, ainda que não apareça no cadastro, o valor em aberto pode ser exigido pelos bancos.

Conheça aqui nosso Termo de Comunicação e Autorização do SCR. 

 

Se você precisa de mais informações e outros esclarecimentos sobre o relatório entre em contato com os canais de atendimento do Banco SEMEAR, no site do Banco Central do Brasil ou pelo DDG: 0800.702.6700. Estamos sempre prontos para esclarecer todas as suas dúvidas!

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